27 de jul. de 2011

Seminário discute desafios e perspectivas da Reforma Agrária em Goiás 

Fonte: Portal da Assembléia  Legislativa de Goiás; http ://www.assembleia.go.gov.br

O  Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás realiza nos dias 03 e 04 de agosto, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), o seminário "Reforma Agrária em Goiás: Desafios e Perspectivas".

Com o objetivo de discutir a atual situação da Reforma Agrária no Estado de Goiás, bem como sua perspectiva futura e desafios, a atividade conta com a presença dos professores da Universidade de São Paulo (USP), Ariovaldo Umbelino e Bernardo Manso, além do novo superintendente do Incra, Jorge Tadeu Jatobá, nos debates. 

Defensor de um novo modelo de produção alimentar baseado na agricultura familiar e produção de alimentos livres de agrotóxicos, o membro titular da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT), apóia a iniciativa e conclama a população goiana a participar do seminário. "A participação da sociedade é nosso principal instrumento nesta luta. Precisamos reverter às destruições e devastações que o agronegócio tem causado em nosso estado e estimular a democratização da terra para a produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. A Reforma Agrária precisa ser debatida e desenvolvida, a cada dia", ressalta. 

O Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás é um espaço de articulação política em apoio à luta pela Reforma Agrária, agricultura familiar camponesa e contra o latifúndio. Integram o Fórum, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), Comissão Pastoral da Terra regional Goiás (CPT/GO), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF/GO), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Movimento de Volta dos Trabalhadores ao Campo (MVTC), Movimento Brasileiro dos Trabalhadores Rurais (MBTR), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Goiás (SINTSEP-GO). Forum Goiano de Economia Solidária (FGES)

Também fazem parte do Fórum o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Único de Saúde (SINDSAÚDE-GO), Tendência Marxista do Partido dos Trabalhadores (TM/PT), Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Coordenação Nacional de Lutas em Goiás (CONLUTAS) e Movimento Terra Livre.